• LondriMoney

ACESF prorroga prazo da taxa de manutenção

Tributo é utilizado para a conservação e melhorias nos cemitérios municipais

Foto: Emerson Dias

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) prorrogou por mais 30 dias o prazo para o pagamento da Taxa de Manutenção dos Cemitérios de 2020. Com isso, os concessionários têm até o dia 06 de julho para quitar o débito sem acréscimo de multa e juros moratórios.


O objetivo é oportunizar aos cidadãos mais tempo para retirarem os boletos e, consequentemente, para quitarem o tributo municipal. Isso porque, o prazo de vencimento inicial iria até sábado, dia 06 de junho. Porém, devido ao período de pandemia com a COVID-19 e a suspensão das aulas presenciais na rede municipal de ensino houve diminuição na quantidade de boletos entregues. Isso porque, os Correios utilizam as sedes das escolas como posto de entrega de correspondência. Como, este ano, elas estão fechadas, muitos moradores dos distritos não receberam os boletos.


“Prorrogamos por mais 30 dias porque estamos em um período de pandemia, que está mexendo muito com as finanças da população. E, em contato com os Correios, percebemos uma dificuldade na entrega dos boletos, principalmente nos distritos. Como os carteiros deixam as correspondências nas escolas e, na zona rural, tem muita caixa postal, eles tiveram dificuldade para entregar os boletos este ano. Então, a prorrogação do prazo vem para ajudar a população, que terá mais um mês para pagar a taxa sem juros e multa”, explicou o diretor administrativo-financeiro da ACESF, Henrique de Castro Silva.


A ACESF encaminhou 31 mil boletos com a taxa de manutenção dos cemitérios, sendo que, até o momento, 21 mil concessionários pagaram a taxa. Restam ainda 10 mil boletos a serem quitados.  Anualmente, do total enviado aos concessionários, 2% retornam à autarquia, o que significa cerca de 600 correspondências com inconsistências nos endereços cadastrados. A previsão é que sejam arrecadados em torno de R$ 1,8 milhão até R$ 2 milhões. Este valor é usado para revitalizar os cemitérios, pintá-los, construir novos espaços como gavetários, muros e calçadas, instalar iluminação de LED e câmeras de segurança, entre outras melhorias.


Boleto pela internet – Quem não recebeu a Taxa de Manutenção dos Cemitérios de 2020 pode retirá-la sem sair de casa. Basta acessar o site da ACESF e clicar na página inicial, onde está escrito: “Emissão de 2ª Via de Boleto” (clique aqui). Para isso, é preciso ter em mãos o número do CPF do concessionário e/ou herdeiro que não efetuou o pagamento. O cidadão que não souber acessar o site pode telefonar para (43) 3372-7891, das 8  às 14 horas, de segunda a sexta-feira. Nesses casos, os servidores da ACESF podem encaminhar o boleto por e-mail ou por aplicativos como o WhatsApp.


Em último caso, quem não tiver acesso à internet deve agendar um horário de atendimento presencial pelo (43) 3372-7891. É preciso ter em mãos uma cópia do comprovante de endereço e do documento pessoal com o nome do responsável (CPF/RG ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH). O cidadão que quiser atualizar seu endereço deve entrar no site da ACESF (clicando aqui) e anexar os documentos mencionados acima.


Matéria: N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney