• João Escapelato

Adiada por causa da chuva detonação de rocha em trecho do Arco Leste da cidade

Carros de som da Defesa Civil e Prefeitura de Londrina avisam moradores das proximidades do aeroporto sobre a mudança da data

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, informa que a detonação de rocha, que aconteceria nesta terça-feira, nas proximidades da cabeceira da pista do Aeroporto Governador José Richa, na região leste da cidade, foi adiada para quinta-feira, às 16 horas.


Na quinta, será necessária a interrupção da passagem de veículos na Estrada do Limoeiro, próximo à entrada da Estrada dos Piriquitos, nos 20 minutos que antecederem a detonação e até 10 minutos após o procedimento e em outros pontos enumerados pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização. Os interessados têm mais informações sobre as interdições clicando-se aqui.


A mudança da data deve-se à chuva, que iniciou nesta segunda-feira. Ela pode dificultar a realização dos trabalhos, ao passo que a água escorre pela terra, adentrando às perfurações feitas na rocha para a colocação dos explosivos. Dessa maneira, a umidade impediria a explosão correta dos artefatos. Além disso, para evitar a dispersão de detritos durante a detonação é necessária a colocação de uma camada de terra, em cima do local a ser explodido. Porém, a umidade do local poderia impactar negativamente no objetivo, que é abafar o impacto e a possível dispersão de resíduos.


Segundo o engenheiro responsável pelos trabalhos na Kapa Construções Eireli EPP, Paulo Sérgio Alves Giannasi, a mudança da data deu-se por prudência na realização dos trabalhos. “Nosso receio é que, amanhã, os caminhões não consigam entrar nas jazidas, apesar de todas as previsões serem de muito pouca chuva e só pela manhã, mesmo assim ficamos com receio de não conseguirmos carregar a terra”, explicou.


Os moradores da região devem ser avisados com a passagem de carro de som da Defesa Civil, pelo bairro. Isso é importante, pois serão feitas perfurações na pedra para a colocação de 1.200 quilos de explosivos. Devido ao forte impacto, no dia da detonação, os moradores das redondezas devem tomar alguns cuidados. Aqueles que residem em um raio de 500 metros da detonação serão orientados a deixar suas casas, por estarem na área de risco. Caso o imóvel tenha laje, os residentes poderão permanecer nele, porém longe de janelas e portas, visto que há risco de voar detritos da explosão.


O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, explicou que o procedimento, para explodir a rocha com cerca de 80 a 100 metros de extensão, foi autorizado pelo Exército Brasileiro e Força Aérea, que aceitaram a alteração da nova data. A área onde ocorrerá a detonação fica em um terreno entre a Estrada do Limoeiro e a avenida Robert Koch, onde está sendo construído um novo trajeto que interligará estas duas vias.


A rocha está sob um terreno descampado abaixo da cabeceira do aeroporto e, no momento, está impedindo a execução da pista e do sistema de drenagem e captação das águas das chuvas. Ela faz parte do Trecho do Arco Leste. A empreiteira responsável é a Kapa Construções Eireli EPP, que contratou a empresa curitibana, especializada em detonações e licenciada pelo Exército Brasileiro, chamada Pró-Desmonte Comercial Ltda, para executar o serviço com segurança.


O Trecho 3 do Arco Leste deve ser entregue no final deste ano e quando isso acontecer vai proporcionar desenvolvimento para a região leste, principalmente, nas proximidades do aeroporto de Londrina. As obras darão mais segurança aos motoristas e agilidade ao interligar vários bairros da zona leste, como os residenciais Verona, Veneza, Aragarças, Jardim Vale Verde e a Estrada do Limoeiro. Ao todo, a Prefeitura de Londrina está investindo o equivalente a R$ 10,5 milhões neste trecho, por ser aquele que contém o maior número de intervenções necessárias.


Para os trabalhos de detonação da rocha, a empresa responsável conta com o apoio dos profissionais da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina, da Defesa Civil do Paraná e dos engenheiros e fiscais da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação no ambiente.


Com N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney