• LondriMoney

Agenda Virada Cultural divulga nova programação

Atrações gratuitas e on-line correspondem ao dia 17 até 23 de setembro

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) divulgou, nesta quinta-feira (17), mais uma agenda da Virada Cultural. A programação, que é referente ao dia 17 até 23 de setembro, conta com várias atividades gratuitas para o público. A íntegra das atividades está disponível no Portal da Prefeitura de Londrina e na página do Londrina Cultura. Confira abaixo as atrações disponíveis.


Público geral – O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está com inscrições abertas, até o dia 21 de setembro, para a 14ª Primavera de Museus (https://bit.ly/32QVz0U). O tema dessa edição é “Mundo Digital: Museus em Transformação”. Ao todo serão sete atrações direcionadas a todos os públicos. A programação será on-line e gratuita, entre os dias 21 a 24 de setembro.


Trabalhadores da área cultural, para terem acesso aos editais de fomento em relação aos benefícios da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, precisam se cadastrar na Plataforma Londrina Cultura. Importante ressaltar que o cadastramento não garante o recebimento de recursos. A SMC disponibilizou vários vídeos tutoriais ensinando o procedimento para cadastramento (clique aqui).


A Vila Triolé Cultural divulgou mais um episódio do podcast “Avós do Brasil”, que pode ser conferido nas diversas plataformas de áudio do espaço: Deezer, Anchor, Spotify, Google Podcast, Breaker, PocketCasts e Radiopublic. Os episódios são divulgados às segundas, quartas e sextas-feiras, por volta das 8 horas e têm como objetivo disseminar conteúdos considerados como notícias boas para a população.


Já a Vila Cultural Canto do MARL promove, nesta quinta-feira (17), às 19h30, mais uma aula do Curso Livre de Teatro de Rua. O bate-papo, mediado pela professora Natalia Viveiros, irá tratar sobre vivências artísticas e performance com as convidadas Mel Campus e o coletivo Nós Clandestinas. Para assistir ao encontro, clique aqui.


A Rádio Alma Londrina disponibiliza conteúdos radiofônicos ao público, desde notícias, programas, podcasts e outros, de forma gratuita e democrática. Já o Palhaço Ritalino segue com seus conteúdos cômicos, que podem ser conferidos em seu canal do Youtube. Nesta semana, foi ao ar 5° programa do quadro “Ritalino TOP CAR – KOMBI 1973”.


Para as crianças – A professora e artista Eloiza Torres apresenta, com a personagem Vovó Fofuxa, narração de contos, receitas e brincadeiras de forma lúdica. Nesta semana foram ao ar os vídeos “Vovó Fofuxa conta: Fulaninha de trapo” e “Vovó Fofuxa conta: Brincando no sistema solar”.


Há também o Curso de Desenhos Temáticos, com a professora Isadora Zeferino, no qual aborda composição de cenários, técnica de pintura hachura e outros. O curso é on-line e gratuito (acesse aqui).


Tour pelos Museus – O Museu Histórico de Londrina disponibiliza virtualmente, em sua página do Facebook, informações e imagens de seu acervo. Neste mês, o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss completa 50 anos. Para isso, foi publicado um vídeo em homenagem a um dos fundados do museu, o professor Jorge Cernev. Já o Instituto Smithsonian oferece ao público exposições virtuais de diversos acervos históricos, sendo possível observar fósseis de dinossauros e relíquias antigas por meio do Museu Nacional de História Natural.


Oportunidades – Para aperfeiçoamento profissional, o programa “Saber Museu” oferece cursos gratuitos em modalidade EAD, confira mais aqui. E a Secretaria Especial da Cultura e Neccult/UFRGS também oferece cursos gratuitos, na área de cultura e economia. Ainda se encontram disponíveis mais seis cursos, com inscrições abertas, no site.


A Escola Virtual.Gov oferece o curso “Concepção de projetos audiovisuais e fontes de financiamento”, destinado a agentes regulados que gerenciam projetos audiovisuais com financiamento de recursos. Elaborado pela Ancine, o curso tem carga horária de 20 horas. As inscrições podem ser feitas neste link.


Realização – A Secretaria Municipal de Cultura promove a Virada Cultural juntamente com os Conselhos de Cultura e de Patrimônio Cultural, Comitê Municipal de Economia Criativa, SEBRAE e Arranjo Produtivo Local do Audiovisual de Londrina (APL do Audiovisual). Para receber a Agenda Virada Cultural por e-mail, basta solicitar pelo telefone (43) 3371-6606, ou enviar o pedido para o endereço acaocultural@londrina.pr.gov.br.


Com: N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney