• LondriMoney

CALMA realiza reunião por videoconferência nesta quarta-feira

A doação de leite humano no período de pandemia da Covid-19 é um dos temas em pauta; também será abordada a aprovação em eventos estaduais de um trabalho sobre os 25 anos do CALMA

Os integrantes do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reúnem, nesta quarta-feira (10), via sistema de videoconferência, a partir das 14h. O encontro será feito em ambiente virtual por conta das medidas de isolamento social recomendadas durante a pandemia do novo coronavírus. Trata-se da primeira reunião do comitê neste formato. A conexão será liberada a partir das 13h45 e o acesso irá ocorrer pelo endereço https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rutehuuel


Dois assuntos principais estarão em pauta, um dos quais terá uma apresentação e debate com o tema “Doação de Leite Humano em tempo de Covid-19”. A atividade será conduzida por Letícia Lima Colinete Costa, mestre em Enfermagem e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Londrina (HU). “Será reforçada a importância de estimular as doações, identificar e acolher mulheres que são possíveis doadoras, orientar e informar o público sobre esta questão importante”, adiantou a enfermeira da  Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS-SMS), e coordenadora do CALMA, Lilian Poli.


De acordo com Poli, no período de pandemia os estoques de leite estão mais baixos, e por isso é necessário fazer o direcionamento correto das mulheres e frisar que os serviços existentes continuam funcionando e é possível fazer as doações. “Os atendimentos continuam com agendamento de horário, e alguns serviços realizam a retirada nas próprias residências das mulheres”, acrescentou.


Outro tema abordado durante a reunião será a aprovação do trabalho “Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno de Londrina – 25 anos de existência”, no 5º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva e 6ª Mostra Paranaense de Pesquisas e Relatos de Experiência em Saúde, que ocorrem entre os dias 15 e 16 de julho de 2020, em plataforma digital. “Vamos falar um pouco mais sobre a aprovação deste projeto em eventos estaduais, pois é uma honra poder celebrar, em 2020, os 25 anos de atuação do CALMA, que merece destaque e reconhecimento por sua história e importância”, salientou a coordenadora.

Orientações e informações referentes a bancos de leite, postos de doação e serviços ofertados no município de Londrina podem ser obtidas pelo telefone da DAPS, o (43) 3372-9825, aos cuidados de Lilian Poli.


Instruções – Para participar da webconferência, os representantes das instituições que compõem o CALMA devem acessar o endereço já mencionado e, na janela “Não tenho uma conta” inserir seu nome e cidade, depois clicar em “Entrar”. A partir daí, a sala virtual será aberta. A organização indica aos participantes o uso de headset (fone e microfone) para melhor aproveitamento da reunião. Aqueles que não forem falar durante o encontro poderão utilizar a tela de chat. É solicitado que o microfone fique na opção “mudo” para que não haja ruídos de áudio durante a comunicação entre os presentes.


O Comitê – Instituído em 1995 pela Secretara Municipal de Saúde, o CALMA tem por objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no município. Com reuniões mensais, o comitê discute temas relevantes com os profissionais de saúde, organiza e desenvolve atividades nas Semanas Mundiais de Aleitamento Materno no município, promovendo cursos, pesquisas e ações junto à comunidade.


Atualmente, integram o comitê 22 instituições de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde, públicas, privadas e filantrópicas, como a maternidade municipal, representantes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), universidades e profissionais autônomos. Também participam grupos de apoio ao aleitamento, Pastoral da Criança, Clínica de Especialidades Infantis/Bebê Clínica da Universidade Estadual de Londrina, entre outros.


Matéria: N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney