• João Escapelato

Confira novos números da Dengue em Londrina

Em casos de sintomas da doença, o público deve procurar imediatamente o centro exclusivo de atendimento na região norte ou a UBS da Vila Casoni


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta sexta-feira (17) novo boletim sobre a situação da dengue na cidade. Os dados atualizados apontam sete notificações relacionadas à doença, nesta que é a 16ª semana epidemiológica de 2020, com um caso confirmado e outros seis em fase de análise laboratorial. A tendência, neste período do ano, é que os números gerais sofram decréscimo gradativo. Isso vem ocorrendo tanto pelos esforços e ações permanentes realizados pela Prefeitura em todas as áreas do município, bem como por conta das temperaturas agora mais baixas, que contribuem para a reduzir a proliferação do Aedes Aegypti.


De janeiro deste ano até agora, o total de notificações relacionadas à dengue na cidade perfaz quantitativo de 28.573. Deste montante, foram 9.780 confirmações da doença, com descarte de 4.531 casos. Com relação a óbitos ocasionados pela doença, 19 pessoas tiveram morte confirmada, quatro casos foram descartados e mais 11 ainda estão sob investigação.


A diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes, volta a chamar a atenção sobre a importância da procura imediata pelas unidades de saúde em caso de sintomas de dengue. “As pessoas acabam ficando preocupadas apenas com o coronavírus, mas esquecem que a dengue é muito perigosa. Mesmo neste período de pandemia e isolamento social, é fundamental que as pessoas não insistam em ficar em casa se estiverem apresentando sinais como febre, dor no corpo e de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, entre outros que apontam para a dengue. Existem dois pontos de atendimento específico para a dengue na cidade, e as UBSs também continuam atendendo estes casos”, ressaltou.


Fernandes frisou que a detecção precoce, a hidratação correta e os acompanhamentos médicos são muito importantes para evitar que a doença cause danos mais graves.


“Percebemos que há pessoas chegando nas unidades de saúde quando a doença já está avançando, apenas porque não quiseram procurar ajuda antes. Além disso, nunca é demais lembrar para que todos mantenham suas casas e quintais limpos e eliminem os possíveis criadouros do mosquito”, completou.


A Prefeitura de Londrina segue com os mutirões de limpeza, em várias regiões. A iniciativa “Bota Fora Unidos Contra a Dengue”, que, no momento, vem atendendo a região leste da cidade, iniciou ontem (16) os trabalhos nos jardins Aragarça, Veneza, Monterrey e Tarumã.


Atendimentos – Duas unidades de referência estão funcionando, exclusivamente, para atender casos relacionados à dengue em Londrina. A população pode procurar o Centro de Atendimento montado no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Norte, que vem sendo utilizado pela Saúde como um centro especializado de atendimento exclusivo de dengue. O funcionamento é de domingo a domingo, das 7h até 1h da manhã. O espaço fica na rua Luiz Brugin, 570, esquina com a avenida Saul Elkind.


Outra opção que atende apenas para a dengue é a UBS da Vila Casoni, na região central, de segunda a sábado, sempre das 7h às 19h. O endereço é Avenida Dez de Dezembro, 580.


Além dos dois espaços de atendimento exclusivo à dengue, o público também pode se dirigir, caso necessite, às outras Unidades Básicas de Saúde de Londrina. A exceção, no momento, são as seis UBSs que estão operando somente para casos ligados ao coronavírus e de problemas respiratórios: Guanabara (centro), Bandeirantes (oeste), Ouro Branco (sul), Chefe Newton e Maria Cecília (norte) e Vila Ricardo (leste). E também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, que funciona diariamente, 24h, somente para essa finalidade.


Disque-Dengue – Além dos serviços disponíveis, qualquer pessoa pode fazer uma denúncia de imóveis ou áreas que contenham focos do mosquito Aedes aegypti, abrangendo terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação deste vetor. O contato está disponível pelo 0800-4001893, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Com N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney