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Disque-Coronavírus faz 500 atendimentos em uma semana

Pacientes testados na rede municipal recebem o resultado do exame de detecção da Covid-19 por telefone, sem precisar sair de casa; serviço funciona pelo 0800-400-1234

Foto: Vivian Honorato

Com o objetivo de ampliar os instrumentos de atendimento, orientação e suporte à população durante a pandemia da Covid-19, o Disque-Coronavírus vem ofertando, há cerca de uma semana, um novo serviço. Trata-se da Central de Resultado de Exame de Coronavírus, opção por meio da qual aqueles pacientes que fizeram exames para detecção desta doença, nas unidades de atendimento municipais, são informados por telefone sobre o resultado do teste. Os atendimentos para essa finalidade começaram no dia 2 de setembro, sendo que 500 ligações já foram registradas até ontem (9).


Qualquer pessoa que tenha feito o exame de RT-PCR pela rede municipal pode entrar em contato pelo número principal do Disque Coronavírus, que é 0800-400-1234, e escolher a opção nº 3, que direciona para este suporte específico. Este serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas. A novidade é que, a partir da próxima semana, o horário será ampliado para o dia todo, com atendimentos das 8h às 19h.


Esta Central de Exames surgiu para aprimorar o Disque-Coronavírus, projeto desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Veio para facilitar, ainda mais, o acesso ao público, que agora pode solicitar a informação sobre exames direto de casa, com mais segurança e conforto. Assim, os pacientes testados na UPA Jardim Sabará, nas UBSs de referência para síndromes respiratórias, além do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e outros serviços hospitalares, conseguem saber do resultado de forma imediata.


Os atendentes, capacitados para prestar os serviços, fazem a verificação em tempo real no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), utilizado pelo governo do Estado, após checagem de informações pessoais do paciente. Caso o laudo já tenha sido emitido, é informado, de forma instantânea, qual é o resultado do exame. Quando o resultado é positivo, a equipe do Disque-Coronavírus fornece as orientações necessárias sobre como proceder e faz o encaminhamento para suporte médico especializado, também por meio do suporte telefônico. Conforme cada caso, as equipes profissionais darão os direcionamentos necessários, seja para cumprimento de quarentena ou procura de serviços médicos.


Dos 500 atendimentos telefônicos realizados pela Central de Resultado de Exames, 220 foram de testes negativos, 130 positivos e mais 110 que ainda estão em processamento e não foram concluídos. O restante são ligações para solicitar outras informações, ou feitas por familiares, com todas as dúvidas esclarecidas. O teste para detecção da Covid-19, realizado nas unidades e serviços municipais, tem resultado em cerca de 72 horas, podendo demorar mais, ou menos, de acordo com cada caso.


A enfermeira e coordenadora de Saúde da Mulher, da Diretoria de Atenção Primária (DAPS-SMS), Priscila Colmiran, enfatizou que a procura inicial da comunidade foi alta, e que o serviço vem funcionando com eficácia e agilidade. “O volume de ligações foi grande nessa primeira semana oficial do serviço e não foi constatado nenhum tipo de problema em relação ao suporte oferecido para informar os resultados. O atendimento é rápido e prático, e o paciente conta com todas as orientações que precisar, conforme cada caso, de forma segura e sem precisar se deslocar até uma unidade. Além disso, o Disque-Coronavírus centraliza outros atendimentos em um único número, o que facilita muito o acesso ao público”, disse.


Em funcionamento desde março deste ano, o Disque-Coronavírus também oferece outros serviços à população londrinense, também pelo 0800-400-1234. O atendimento geral é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Conforme os tipos de serviço, a comunidade tem a possibilidade de agendar uma consulta a distância com médicos disponibilizados pela Prefeitura, e também podem conseguir atendimentos de suporte emocional, cuja finalidade é prestar apoio psicológico profissional durante o período de pandemia, por conta de aspectos como isolamento social, incertezas, traumas quanto a experiências consigo e com familiares, tratamento, entre outros.


Outra opção existente é o chat inteligente Corona AI. Por meio de sistema automatizado com mensagens instantâneas, qualquer pessoa pode tirar dúvidas e obter informações, seguras e confiáveis, referentes ao coronavírus. A plataforma digital funciona 24 horas, no site https://coronaai.uel.br/.


Com: N.Com

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