• João Escapelato

Guarda Municipal atende mais de 6 mil chamados durante a pandemia

Quase 700 termos de constatação de irregularidades foram registrados; dos quais 30 somente no último final de semana

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Guarda Municipal(GM) de Londrina, já registrou o recebimento de 6.037 denúncias de descumprimento das normas estabelecidas pelo poder público para evitar que se espalhe a contaminação pela Covid-19. Do total de denúncias 484 foram recebidas através do Whatsapp da central da GM.


Do dia 22 de março a 19 de julho foram registrados aproximados 700 termos de constatação de irregularidades, dos quais 30 somente no último final de semana. Os guardas municipais registram constantemente o descumprimento das pessoas em parques, lagos, Zerão, fundos de vale, quadras de esporte entre outros locais públicos que continuam interditados. Todos os locais receberam sinalização, porém as pessoas insistem em ir e permanecer nos locais citados. Entre sábado(18) e domingo(19) quatro partidas de futebol e futsal; duas festas e um campeonato de pipas foram interrompidos pela fiscalização da GM, além de diversos estabelecimentos comerciais funcionando em desconformidade.


Desde o começo das ações de prevenção e combate à pandemia, a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, tem somado esforços junto às demais secretarias municipais e aos órgãos de fiscalização e segurança pública para evitar a propagação do vírus e fazer cumprir as normativas estipuladas pelos decretos municipais.


Permanece proibida a realização de comemorações, festas, eventos, partidas esportivas, e quaisquer outras atividades similares, em local aberto ou fechado, em espaços públicos ou privados, inclusive em condomínios horizontais e verticais, associações e congêneres; o não uso de máscara entre outras medidas. O flagrante do descumprimento das medidas tomadas pela prefeitura de Londrina no combate à pandemia está passível de multa e interdição.


É recomendado que todas as informações sejam repassadas à GM através do whatsapp no momento exato em que estiver ocorrendo algum descumprimento às normas. É importante sempre tentar enviar mensagens curtas, porém objetivas. Reler e analisar o texto antes de enviar, também é necessário, assim como não repassar informações equivocadas e trote, pois de acordo com o artigo 340 do Código Penal, “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa”. Em caso de necessidade a população pode ligar para a central 153.


Com N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney