• Matheus Philip

Guarda Municipal recebe novos uniformes e equipamentos

A entrega, feita pelo secretário e pelo prefeito Marcelo Belinati renova o fardamento e equipa a Defesa Civil e Guarda Municipal

Foto: Bruno Amaral

A Prefeitura de Londrina adquiriu novos uniformes para renovação do fardamento dos agentes da Guarda Municipal de Londrina, além de diversos materiais e equipamentos que serão utilizados pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). A entrega ocorreu na manhã de ontem, quarta-feira (29), pelo prefeito Marcelo Belinati e o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, na sede operacional.


O secretário contou que um dos  objetivos ao assumir a Secretaria, além de trabalhar a resposta para sociedade no atendimento de ocorrências, diminuição dos furtos e vandalismo em próprios públicos, também era um melhor aparelhamento da instituição com viaturas, armamento e fardamento. “Nosso próximo objetivo é buscar uma sede própria, digna, para a Guarda Municipal e seu efetivo e coroar o trabalho com um PCCS”, frisou.


Equipamentos para GM – A aquisição feita pelo município contempla a renovação total do fardamento de todos os guardas municipais. Gandola, camiseta, calça cargo, coturno, boina, coldre, cinto tático, porta algemas, porta carregadores, capas de chuva (primeira compra nos 10 anos da instituição), entre outros materiais somaram mais de 10.500 itens. Foram adquiridas 10 espingardas calibre 12 Pump Military; munições letais e não letais; coletes balísticos para todos os guardas municipais; 12 motocicletas para o grupamento de apoio e 1 caminhão guincho com plataforma de elevação.


Durante a visita às instalações da GM, o prefeito Marcelo Belinati fez a entrega dos uniformes e equipamentos, e também ressaltou a importância da instituição para a cidade. “A Guarda Municipal está de parabéns. A cidade toda está vendo o trabalho que está sendo feito. Sabemos da importância da GM de ter uma sede própria e estamos trabalhando para isso”, informou. A parte operacional da instituição ocupa um prédio alugado localizado na região central da cidade.


Defesa Civil – Para a Defesa Civil (COMPDEC) foram adquiridas várias ferramentas e equipamentos para sinalização em atendimentos de ocorrências de alagamentos, vistorias, situações de emergência, calamidade ou eventos desastrosos. “Em relação à Defesa Civil, o nosso principal o objetivo no aparelhamento e na valorização do Guarda Municipal é garantir um melhor atendimento, uma melhor resposta para população nos anseios que ela tem e que passam pelos serviços prestados pela instituição”, informou Ramos.


As principais aquisições do município para a COMPEDEC foram as duas motobombas (bombas d’água), que poderão ser utilizadas em casos de enchentes; lonas plásticas; cones sinalizadores entre outras ferramentas.


Para o secretário, os resultados alcançados estão dentro do esperado. “Foi um compromisso que eu assumi com o prefeito Marcelo Belinati, e foram as cobranças que o prefeito me fez, ao nomear, para resgatar a Guarda Municipal e dar dignidade às pessoas que trabalham na guarda e melhorar o atendimento à população.”


Todas essas medidas foram objeto de um diagnóstico feito pela equipe do secretário Pedro Ramos quando da assumiu a função, em março de 2019. À época o chefe da pasta reuniu todos os agentes da instituição para apresentação do plano de reestruturação.


Matéria: N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney