• LondriMoney

Guarda Municipal registra 114 denúncias no fim de semana

Foram feitos 26 termos de constatação, que incluíram aglomerações referentes a festas em residências, partidas de futebol, entre outros

Foto: Bruno Amaral / Defesa Social

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço da fiscalização das medidas de segurança e combate à pandemia no município. A central da GM registrou 114 denúncias, das quais 26 resultaram em termos de constatação. As demais reclamações não tiveram procedência.


Ao todo 15 termos foram constatadas, sendo 14 aglomerações referentes a festas em residências e uma escola; 7 para estabelecimentos comerciais em desacordo com horário estipulado pelo decreto municipal 834/2020; 2 flagrantes de partidas clandestinas de futebol; 1 em bar e 1 para uso irregular do espaço público.


Ocorrências de repercussão – Por volta das 10h30, do último domingo (2), a Guarda Municipal constatou uma partida de futebol em um campo do Conjunto Ernani Moura Lima, zona leste. Diante da grande quantidade de pessoas no local, os guardas municipais não puderam realizar a abordagem, porém foi lavrado termo de constatação e encaminhado para a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), responsável pela administração.


Ainda pela manhã de ontem, por volta das 11h, outra equipe da GM atendeu outra ocorrência envolvendo futebol em um estabelecimento de recreação. Ao todo estavam acontecendo 4 partidas simultâneas. Foi constatada aglomeração de cerca de 250 pessoas. Foi lavrado termo para o responsável pelo local.


No início da tarde uma equipe da Guarda Municipal se deparou com a situação inusitada na zona sul durante o atendimento de uma ocorrência. Foram visualizadas aproximadamente 400 motos causando embaraço no trânsito, direção perigosa portanto colocando demais pessoas em risco. Foi feito acompanhamento da movimentação em algumas ruas. Vários passageiros das motocicletas estavam escondendo as placas. Durante essa situação foram confeccionados 13 autos de infração de trânsito.


No final da tarde de domingo os guardas municipais atenderam uma ocorrência de aglomeração de pessoas em um bar no Jardim Bandeirantes, zona oeste. Foi constatado o fato, e inclusive a realização de um bingo no local. O gerente do estabelecimento foi encaminhado à delegacia de plantão para prestar esclarecimentos à autoridade policial.


O inspetor Reis da Guarda Municipal demonstrou preocupação com a imprudência de algumas pessoas nesse momento. “Mesmo que o cenário em Londrina seja diferente das demais localidades do Estado, a cidade já conta com 121 óbitos. Numa ótica de quem está na ponta do combate à Covid-19, parece que tudo está normal pois constatamos campos de futebol cheios, bares promovendo eventos, parques com um número incontável de pessoas. Devemos respeitar os que se foram e os familiares que perderam seus entes. Por isso, a Guarda Municipal não desistirá do cumprimento das medidas sanitárias. Será feita intensificação da fiscalização e, consequentemente, a punição dos infratores com o rigor dos decretos municipais. Não podemos esquecer que o bem, ameaçado nesse período de crise, é a vida”, pontuou.


Números -Até o momento a central da GM já recebeu 6.549 denúncias, das quais 5.281 foram atendidas pela guarda e 1.268 encaminhadas para outros órgãos de fiscalização. Desde o mês de março já foram registrados 778 termos de constatação de irregularidades.

Desde o começo das ações de prevenção e combate à pandemia, a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda, tem somado esforços junto às demais secretarias municipais e aos órgãos de fiscalização para evitar a propagação do vírus e fazer cumprir as normativas estipuladas pelos decretos municipais.


Permanece proibida a realização de comemorações, festas, eventos, partidas esportivas, e quaisquer outras atividades similares, em local aberto ou fechado, em espaços públicos ou privados, inclusive em condomínios horizontais e verticais, associações e congêneres; o não uso de máscara entre outras medidas. O flagrante do descumprimento das medidas tomadas pela Prefeitura de Londrina no combate à pandemia está passível de multa e interdição.


Denúncias via WhatsApp – É recomendado que todas as informações sejam repassadas à GM através do WhatsApp no momento exato em que estiver ocorrendo algum descumprimento às normas. É importante sempre tentar enviar mensagens curtas, porém objetivas. Também se sugere que antes de enviar, o texto passa por nova leitura e análise. Não se deve repassar informações equivocadas e trote, pois de acordo com o artigo 340 do Código Penal, “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa”.


Serviço – Em caso de necessidade, a população pode ligar para a central 153. Denúncias podem ser enviadas para o WhatsApp 99995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas e que para efetivação da denúncia o solicitante deverá fornecer informações detalhadas. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.


Com: N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney