• João Escapelato

Londrix promove concurso de poemas

O projeto visa impulsionar a literatura na cidade, além de promover o aparecimento de novos autores londrinenses


O Festival Literário Londrix está com inscrições abertas, até esta sexta-feira (15), para o concurso de poemas “Nova Antologia de Poetas Londrinenses”. A iniciativa visa receber textos literários para a produção de um livro que será lançado entre os dias 4 e 9 de novembro, data prevista para a realização do festival. O tema das obras é livre e a participação é gratuita.


De acordo com a diretora e idealizadora do Londrix, Christine Vianna, o concurso tem como objetivo impulsionar ainda mais a literatura na cidade, além de promover visibilidade aos cronistas. “É uma experiência de intercâmbio. O livro produzido a partir dos poemas será distribuído para outras cidades também. Queremos ir em diversos eventos e feiras de lançamento. Acredito, profundamente, que é uma forma de estarmos movimentando a literatura na cidade, ouvindo novas vozes e encontrando novos talentos. Uma oportunidade de criação do público. A literatura leva o indivíduo a ter um pensamento crítico intenso, ponderando emoções e experiências sociais. Penso que isto também representa o que o Londrix contempla”, disse.


Interessados em participar podem se inscrever no projeto, através do e-mail curadorialondrix2020@gmail.com. Ao todo serão escolhidos 20 textos de autores diferentes. Para concorrer é necessário ter mais de 18 anos e ser londrinense ou ter desenvolvido algum trabalho literário na cidade.


Para a validação da inscrição é preciso, ainda, preencher um formulário contendo o nome do participante; CPF; sexo; e-mail; endereço; profissão; telefone com DDD; data de nascimento; grau de escolaridade; título do poema 1; e título do poema 2 (caso o autor encaminhe mais de um texto). Todas estas informações devem ser enviadas por e-mail. O formulário pode ser acessado clicando aqui.


Referente à parte técnica os textos deverão possuir formato em doc., fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento livre e não exceder o limite de duas laudas no tamanho A4. Os estilos de poema aceitos são soneto, hai kai, ode ou versos livres.


O resultado final do concurso sairá no dia 15 de junho. Todos os textos serão julgados e avaliados pelo Departamento de Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os autores selecionados receberão dez exemplares do livro que será produzido.


Conceito – O concurso “Nova Antologia de Poetas Londrinenses” surgiu de um projeto antigo de Christine Vianna. No ano 2000, a fundadora do Londrix idealizou um livro intitulado como “12 Antologias de Poetas Londrinenses”, o qual continha poemas de diversos autores da cidade. Agora, em busca de resgatar esta concepção, o Londrix promove o concurso a fim de compartilhar novas obras literárias e contribuir para o aparecimento de mais cronistas londrinenses.


Sobre o festival – Em 2020, a previsão é que o Festival Londrix seja realizado de 4 a 9 de novembro. Em sua 16ª edição, com o tema Literatura e Educação, o festival quer discutir quais as relações que a literatura estabelece com a educação, por meio de suas diversas ações, como debates, palestras, oficinas, saraus e mostra.


Trata-se de um festival que celebra o universo literário e a formação de leitores, cumprindo a função de interface que conecta escritores, editores e o público na cadeia de produção-circulação do livro e serviços da cultura correlatos. A realização é do grupo Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). O festival conta, ainda, com parceria da UEL, Museu Histórico de Londrina, Vila Cultural Cemitério de Automóveis (VCCA) e apoio da Escola Cultural.


Com N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney