• João Escapelato

Número de sugestões registradas pela Ouvidoria do Município aumenta

Canal se fortalece como um importante meio de comunicação entre londrinenses e Prefeitura

A Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Londrina tem se fortalecido, cada vez mais, como um importante meio de comunicação entre a população e o poder público municipal. O órgão tem registrado um crescimento significativo no número de sugestões da comunidade, com relação aos anos anteriores. Com isso, a população exerce cidadania e o seu direito de participar ativamente da administração.


De acordo com dados da Ouvidoria-Geral, em 2017 foram registradas 220 sugestões da população. Em 2018 totalizaram 152 e em 2019 foram 189. Este ano, até o dia 27 de julho, foram registradas 146 sugestões. A expectativa do órgão é que o número ultrapasse 200, em 2020.


As manifestações são sobre os mais diversos aspectos relacionados aos serviços públicos. Desde sugestões de melhorias em uma praça, um parque, em uma via, na iluminação pública, mobilidade urbana e limpeza de áreas públicas e privadas, até recomendações de combate à dengue, sobre o Portal da Prefeitura, relacionadas à Lei de Acesso a Informações, entre outras.


Segundo o ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches, todas as sugestões são encaminhadas para cada secretaria competente, para avaliar a sua viabilidade. “Algumas são acatadas quase imediatamente. Outras, pela sua complexidade, demandam a necessidade de estudos e de projetos. Nem todas as sugestões podem ser executadas, no entanto, todas passam por estudo de viabilidade e os requerentes recebem uma resposta de cada pasta responsável”, explicou.


Para o ouvidor, é muito importante que a população faça as suas sugestões, exercendo cidadania e participando das políticas públicas do Município. “É a participação do cidadão, é a voz dele ecoando dentro da administração naquilo que pode trazer melhorias para a coletividade. A Ouvidoria se consolida como um canal importante para falar com a administração pública, expor seus anseios e, desta forma, também colaborar efetivamente por um serviço público melhor”, apontou.


As sugestões ou reclamações podem ser feitas pelo portal da Prefeitura www.londrina.pr.gov.br, na página da Ouvidoria-Geral. O órgão atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h45. O atendimento presencial foi suspenso temporariamente por conta da pandemia do novo coronavírus, por isso as equipes estão trabalhando pela internet e em teleatendimento, nos telefones 3372-4531 e 3372-4533, pela manhã, e 3372-4530 e 3372-4532 à tarde.


Além de sugestão, a Ouvidoria-Geral do Município pode receber elogios, ligados à atuação ao órgão ou a um ou mais profissionais. Também é o canal para que as pessoas possam solicitar informações públicas com base na Lei de Acesso à Informação; fazer denúncias; realizar reclamações/críticas, entre outros serviços. Trata-se de um órgão que atende em segunda instância, ou seja, não é voltado à solicitação de serviços e sim para que o cidadão possa se manifestar, caso o primeiro atendimento não tenha sido atendido, e obter explicações do poder público sobre o que está ocorrendo.


Com N.Com

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