• Matheus Philip

Novo terminal do Vivi Xavier tem mais de 80% da obra concluída

A construção contempla espaço maior e melhor estruturado, com novas plataformas e condições de acessibilidade

Foto: Secretaria de Obras

As obras de reconstrução do Terminal Urbano do Vivi Xavier, na região norte de Londrina, caminham para as últimas etapas. Com previsão de entrega para o mês de junho deste ano, os trabalhos continuam avançando diariamente e estão cerca de 80% concluídos. O terminal está sendo totalmente refeito pela Prefeitura de Londrina, e sua entrega proporcionará mais conforto aos usuários do transporte público, oferecendo um espaço mais moderno, seguro, amplo e acessível. O investimento perfaz montante aproximado de R$ 5,2 milhões, com recursos do governo federal.


A área total do terminal será aumentada em mais de 1.500 m² em relação à estrutura antiga, passando de 1.275 m² para 2.951m². A nova construção irá trazer melhores condições aos mais de 25 mil passageiros que circulam pelo local todos os dias. Ganhará novas plataformas de embarque e desembarque, ampliando de um para três corredores principais, um dos quais destinado exclusivamente aos veículos do SuperBus. Construído no início da década de 1990, o Terminal Vivi Xavier nunca passou por uma reforma significativa enquanto esteve funcionando.


A obra contempla, também, adequações para acessibilidade, salas administrativas, sanitários, fraldário, bicicletário e paraciclos. O espaço fica localizado na Avenida Saul Elkind entre as ruas Joubert de Carvalho e Argemiro Margonar. Há poucos metros dali, atualmente funciona um terminal de ônibus provisório, desde o início das obras.


Neste momento, ocorrem os serviços de preparação do solo e instalação de tubulações que precedem a pavimentação asfáltica da estrutura, a ser iniciada logo na sequência. Na área interna, o piso terá revestimento em concreto reforçado, para comportar o fluxo de veículos convencionais e do SuperBus. Já na parte externa haverá asfalto novo e adequações nos acessos e calçadas.


Toda a parte de cobertura metálica e alvenaria já está concluída, bem como o muro que circunda o terminal. Estão em fase final a instalação dos gradis, serviços hidráulicos e instalações elétricas gerais. Após isso, serão feitas a iluminação, pintura e adequações em revestimentos, entre outras atividades. A execução dos serviços está sendo feita pela Salver Construtora, de Santa Catarina, contratada por processo licitatório.


Paralelamente à obra de reconstrução, diversas vias internas do Conjunto Vivi Xavier, próximas ao novo terminal, também estão recebendo melhorias asfálticas realizadas pela própria Prefeitura, entre trabalhos de recape e micropavimentação. Tratam-se de ruas que precisaram ser utilizadas pelos ônibus por conta das alterações necessárias em itinerários no decorrer dos serviços.


Matéria: N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney