• João Escapelato

Palestras para gestores e técnicos municipais abordam energia fotovoltaica

A geração de energia fotovoltaica e projetos em desenvolvimento nos municípios serão tema

Gestores, técnicos municipais e do Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, terão a oportunidade de conhecer, a partir da próxima segunda-feira, as novidades na geração de energia fotovoltaica e projetos em desenvolvimento nos municípios.  

                   

O treinamento será durante a série de videoconferências “A Revolução da Energia Solar Fotovoltaica no Brasil – Como as Cidades Podem se Beneficiar”, que terá como palestrante o superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro Cabrini. Ele falará sobre “A Atuação do Paranacidade no Desenvolvimento na Implantação de Projetos de Energia Solar em Municípios do Estado do Paraná”, às 10 horas, no primeiro dia do evento.


Um dos destaques da apresentação será o Projeto Zero Energy, desenvolvido no Paraná pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, em parceria com a Petinelli, empresa de consultoria especializada na certificação LEED/Zero Energy; Green Building Council/Brasil e Fomento Paraná, com recursos do Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM).  


A iniciativa, já em andamento, vai disponibilizar R$ 30 milhões, na modalidade financiamento, para os municípios participantes. O objetivo nesta fase é implantar sistemas fotovoltaicos em edifícios públicos municipais.


Os resultados esperados vão desde a economia de recursos públicos nos gastos com energia até benefícios de proteção ao meio ambiente, uma vez que haverá uma redução na demanda por energia de geração convencional.


O Paranacidade atua também por meio de diversas parcerias na orientação dos municípios para a adoção de geração de energia limpa e com ações que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e riscos climáticos, tornando as cidades sustentáveis, conforme previsto nos Objetivos 7, 13 e 11 do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 elaborada pela Organização das Nações Unidas, ONU, para o ambiente.


Com AEN

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney