• Matheus Philip

Prefeitura inicia entrega de 27 mil novos kits para alunos da rede municipal

Com máscaras de contenção e livros, os kits serão distribuídos pelas escolas municipais, em cronograma próprio, a partir de quarta-feira (29)

Foto: N.Com

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia nesta semana uma segunda etapa de ações para atender os estudantes durante a pandemia de coronavírus. Desde 23 de março, as aulas presenciais foram suspensas em toda a cidade, o que motivou a realização de atividades remotas, transmitidas pela internet e as crianças executam diariamente.


A partir desta quarta-feira (29), as escolas farão a entrega de novos kits escolares, com os materiais necessários para que os alunos continuem estudando em casa. Cerca de 27 mil estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, receberão livros físicos, e os professores vão manter o contato virtual diário, com as orientações e informações sobre o conteúdo escolar, para todas as turmas. Cada unidade escolar fará seu cronograma para entrega dos materiais, evitando aglomerações nos espaços. As famílias serão contatadas e, em caso de dúvida, podem ligar diretamente nas escolas.


Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a primeira quinzena de atividades remotas promoveu um envolvimento muito importante entre professores, alunos e familiares. “A entrega dos materiais é quinzenal mas, diariamente, os professores se conectam com alunos. Há casos de alunos que se esforçam demais para ter acesso ao conteúdo. O engajamento das famílias tem sido muito bacana, entendemos que é algo difícil e não queremos que a família substitua o professor. Mas, nesse momento em que não podemos estar juntos, precisamos que eles tenham acesso a essas informações. E essa participação tem sido total, o que é muito importante”, destacou.

Além dos livros e materiais escolares, os kits vão conter também duas máscaras, adquiridas pela CMTU e fornecidas à Secretaria Municipal de Educação, para que as famílias possam cumprir o decreto municipal que determina o uso obrigatório das máscaras. “Junto com o kit físico eles terão uma orientação, sobre a forma correta de usar, e os professores também vão orientar nos vídeos e áudios”, comentou a secretária.


E, com o objetivo de aperfeiçoar as atividades remotas da rede municipal de educação, as famílias poderão preencher um formulário online, até o dia 2 de maio, com questionamentos acerca dessa primeira quinzena. “Estamos perguntando aos pais e responsáveis por esses alunos como podemos melhorar. Nesse formulário, eles podem citar o que estão achando das atividades, dar sua opinião para a gente analisar”, citou Maria Tereza.


Números- Atualmente, a rede municipal abrange 87 escolas, 33 Centros Municipais de Educação Infantil, e outros 57 Centros de Educação Infantil conveniados. No início da suspensão das aulas presenciais, foram entregues 10 mil cestas de alimentos, com os itens que seriam utilizados na merenda escolar. Em outra etapa, foram mais 11 mil kits, com produtos alimentícios. Todos foram entregues às famílias de estudantes que são inscritas no Cadastro Único.


Ainda para suporte e auxílio das famílias de estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Londrina disponibiliza uma página em seu portal, chamada Educação em tempos de COVID-19. Ali, pais e profissionais da área encontram diversos materiais de apoio, com acesso livre, como textos, vídeos e outros. “São diversas ações acontecendo concomitantemente, e os professores, equipes e famílias estão nos surpreendendo. Estamos todos em sintonia para superarmos esse momento difícil”, citou a secretária.


Sobre o Dia Mundial da Educação, comemorado oficialmente nesta terça-feira (28), Maria Tereza frisou as mudanças que todos os países estão vivenciando, e de que maneira elas podem contribuir para o avanço do ensino na rede pública. “Esse momento marca um renascimento da Educação. Lutamos tanto, por muito tempo, para trazer as famílias para a escola e, agora, levamos as escolas para dentro das famílias. Tentamos de tudo para estabelecer esse vínculo, e esse momento fez a gente se aproximar, ficar juntos, de fato, com a responsabilidade de promover a educação. É difícil, mas temos muita esperança de que a gente irá sair melhor dessa pandemia, restabelecendo uma conexão verdadeira entre as pessoas”, declarou.


Matéria: N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney