• João Escapelato

Prefeitura oferece aulas sobre máscaras de tecido

As videoaulas são oferecidas na Escola de Governo da Prefeitura de Londrina; iniciativa é aberta a todos os interessados


Com o uso obrigatório estabelecido em Londrina desde 15 de abril, conforme o decreto municipal n° 457, as máscaras de tecido são uma forma de prevenir o contágio e transmissão do novo coronavírus. E para garantir a eficácia desse produto, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos, por meio da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), irá promover o curso online “Máscara de Tecido – Uso e Higienização”.


As aulas são transmitidas pela internet, e o curso, de curta duração, irá abordar temas essenciais sobre as máscaras caseiras de tecido, incluindo a forma correta de utilizar, higienização e outros tópicos. As inscrições serão liberadas a partir de terça-feira (5), na plataforma da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina.


São oferecidas cinco turmas diferentes do curso, limitadas a 100 inscritos cada, todas com o mesmo conteúdo e carga horária total de seis horas. O prazo máximo para assistir as videoaulas e completar o curso é até o dia 4 de junho, e as inscrições podem ser feitas pela população em geral, além dos servidores municipais.


A instrutora será a médica do Trabalho da DSO, Fernanda Roque Martins Honorato, que explicou a recomendação feita pelo Ministério da Saúde, no início de abril, incentivando o uso das máscaras de tecido. “Na nota informativa divulgada em 2 de abril, o Ministério da Saúde afirma que as máscaras caseiras, de tecido, não são tão eficientes quanto a máscara cirúrgica descartável ou a N95. Porém, alguns estudos mostram que ela reduz a curva de contaminação do COVID-19”, afirmou.


O documento orienta quais os tecidos apropriados para confecção das máscaras, que podem ser feitas em casa. Elas devem cobrir, ao mesmo tempo, boca e nariz, como uma barreira física que auxilia a diminuir os casos de coronavírus. Mas devem ser substituídas com frequência, e corretamente higienizadas, assim como as mãos e as superfícies.


A médica do Trabalho complementou que as videoaulas são previamente gravadas, e já podem ser assistidas assim que o cursista finalizar sua inscrição. “Dividimos o curso em dois módulos. No primeiro, vamos tratar da colocação e retirada das máscaras. E, no segundo módulo, higienização, conservação e guarda. É essencial observar esses cuidados, porque sem eles perde-se a eficácia e o objetivo do uso, que é reduzir a transmissão. Todo o material está abordado em cinco vídeos bem concisos, e bem explicativos”, finalizou.


As chaves de inscrição para o curso são: Turma 1 – MASCARAT1-2020; Turma 2 –  MASCARAT2-2020; Turma 3 –  MASCARAT3-2020; Turma 4 –  MASCARAT4-2020; e Turma 5 –  MASCARAT5-2020. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da SMRH, Luciana Aparecida Bordignon, através do e-mail luciana.bordignon@londrina.pr.gov.br, ou no telefone 3376-2571.


Com N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney