• Matheus Philip

Rádiodocumentário: Gauchinho - O artilheiro alviceleste

Documentário conta a história de Antero Bombassaro, o maior artilheiro da história do Londrina Esporte Clube



Antero Bombassaro, o Gauchinho (apelido que ganhou durante a infância, enquanto atuava pelo infantil do Internacional de Porto Alegre), é um ex-jogador de futebol, que atuou e fez história pelo Londrina Esporte Clube e por outros clubes durante sua carreira futebolística.


O ex-jogador nasceu no dia 01/05/1937 em Capinzal-SC, cidade localizada no oeste catarinense, porém, ainda muito jovem mudou-se para capital gaúcha junto de seus pais que na época eram comerciantes. Ali ficou até os seus quatorze anos de idade, quando sua família resolveu mudar-se novamente, desta vez para Apucarana, cidade do norte paranaense.


O ex-atacante iniciou sua carreira no futebol atuando pelo GERA, clube de futebol de Apucarana, cidade que se mudou com a família em 1953. Um ano após entrar para a equipe da cidade, já atuava como atleta profissional do time, mesmo com a pouca idade. Após uma excursão do Olaria (clube de futebol do Rio de Janeiro) na região, foi convidado para jogar na equipe carioca, mas por conta de sua pouca idade, disputou apenas o juvenil do Campeonato Carioca.


Após um ano no futebol no Rio de Janeiro, retornou para o GERA, onde ficou até o ano de 1958, quando foi contratado para atuar em outra equipe do norte paranaense, o Nacional de Rolândia, permanecendo no clube até o final de 1961. Sua história com a camisa alviceleste começou em 1962, quando foi contratado do Nacional de Rolândia, para atuar no Londrina Futebol Clube e posteriormente no Londrina Esporte Clube.


Entre todos os jogadores que atuaram com a camisa do Londrina Esporte Clube, Antero Bombassaro – conhecido popularmente como Gauchinho – é o maior artilheiro da história do clube, tendo marcado 303 gols nos dez anos que atuou pelo clube. Tais números são descritos no livro ‘Do Caçula ao Tubarão’ de Jota Mateus, da Rádio Paiquerê, e confirmados pelo próprio jogador no radiodocumentário Gauchinho: O Artilheiro Alviceleste que acompanha esse escrito.


O maior goleador da história da equipe paranaense, esteve presente na conquista do Campeonato Paranaense de 1962, marcando um dos gols da vitória do Londrina diante do Coritiba na capital paranaense, por 4x2, partida essa que garantiu ao clube o seu primeiro título de campeão estadual.


Gauchinho encerrou sua carreira no Londrina em 1973, após atuar por dez temporadas no Londrina – em 1967 o jogador foi emprestado por uma temporada para Prudentina-SP, por conta de uma brincadeira na concentração, no qual o jogador relata no radiodocumentário que acompanha esse material), e passou a trabalhar na Receita Federal da cidade, trabalho que exerceu por anos antes de se aposentar (trabalho regular). Atualmente o ex-atacante mora no município e acompanha os jogos do Londrina apenas pela televisão.


Além de Antero Bombassaro, participaram também os profissionais de comunicação Fiori Luiz, narrador esportivo da Rádio Paiquerê, Darci Machado, comentarista esportivo, Tatinha, ex-setorista do Londrina, José Maria de Brito, ex-narrador esportivo, além do presidente do Londrina Esporte Clube, Cláudio Canuto e o presidente da torcida organizada Falange Azul, Marcelo Benini, que contaram relatos e falaram sobre a passagem do ex-jogador pelo clube.


Confira abaixo, o rádiodocumentário Gauchinho - O artilheiro Alviceleste:

Este conteúdo faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Matheus Philip, em Dezembro de 2019. Proibida cópia sem autorização!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney