• LondriMoney

Secretários da Fazenda vão discutir impactos da pandemia

Segundo seminário eletrônico promovido pela Secretaria da Fazenda do Paraná vai abordar as consequências econômicas da Covid-19 para os Estados e debater soluções conjuntas. O evenro será em 24 de julho, das 10h às 12h

Foto: SEFA

Para ampliar o debate acerca dos efeitos da Covid-19 nos estados e discutir os desafios gerados pela pandemia, bem como buscar soluções conjuntas, a Secretaria da Fazenda do Paraná promove em 24 de julho o 2º Webinar Impactos da Pandemia: Desafios e Oportunidades no Setor Público.


Participam deste segundo seminário online os secretários da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior; do Rio Grande do Sul, Marco Aurelio Cardoso; de Pernambuco, Décio Padilha da Cruz; de Minas Gerais, Luiz Cláudio Fernandes Lourenço Gomes; e a secretária da Economia de Goiás, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt.


A mediação será de Cláudio Conceição, superintendente de Comunicação do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) e editor executivo da revista Conjuntura Econômica, da FGV. A economista Vilma Pinto, assessora da Sefa/PR, fará o encerramento com as considerações finais.


“O primeiro webinar foi importante para que pudéssemos perceber as diferenças de realidades em cada ente federativo e a desigualdade no tratamento federal. Agora vamos dar sequência aos debates com secretários de outros estados, para continuar a monitorar a situação pelo País, trocar experiências e buscar alternativas para a crise”, explica o secretário paranaense Renê Garcia Junior.


No Paraná, por exemplo, a queda de arrecadação com a pandemia já chega a R$ 1,7 bilhão, considerando os dados consolidados de março a junho.


“Além disso, considera-se que houve um intervalo muito grande de perdas até chegar a ajuda federal, que mesmo assim é considerada insuficiente pela maioria dos estados, e a expectativa é de frustração de receita pelo resto do ano, mesmo após a pandemia. Por isso é preciso debater conjuntamente esse impacto econômico e a reestruturação dos estados a partir de agora”, completa Renê.


Dentre os assuntos em pauta estarão a viabilidade de uma reforma tributária e a possibilidade da edição de PECs (propostas de emenda constitucional) emergenciais.


O seminário online, gratuito, será transmitido pelo Youtube da Secretaria da Fazenda do Paraná e é voltado para servidores das administrações estaduais e para todos os cidadãos interessados no tema.


Com: AEN

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney