• LondriMoney

SEMA realiza ação para recebimento de pneus sem uso amanhã

Qualquer pessoa ou empresa poderá entregar gratuitamente quantos pneus inservíveis desejar; coleta gratuita acontecerá mesmo se houver chuva.

Você tem pneus velhos, sem uso e com danos irreparáveis e não sabe o que fazer com eles? Para te ajudar a descartar corretamente esses materiais, a Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA) fará uma grande ação de recolhimento de pneus inseríveis nesta terça-feira (10), das 9h às 16h, no estacionamento do Parque Municipal Arthur Thomas, que fica na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza.


Qualquer pessoa ou empresa pode entregar gratuitamente os pneus que não estão sendo usados. Serão aceitos pneus de bicicletas, motocicletas, carros de passeio, carriolas, ônibus, caminhões e de caminhonetes, independentemente do estado em que eles se encontrarem. Os únicos pneumáticos que não serão recolhidos são aqueles utilizados em tratores e equipamentos agrícolas.


A ação vai acontecer mesmo se houver chuva, pois o objetivo é retirar esses materiais do meio ambiente, conforme a Resolução 416/2009, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A medida é importante, porque pneus jogados na natureza acumulam água e lixo, ajudando na proliferação de doenças (como a Dengue, a Zika e a Chikungunya) e poluem o meio ambiente, pois quando vão parar em rios e lagos, acabam contribuindo para o assoreamento e enchentes; e quando queimados, eliminam muitas substâncias tóxicas para a saúde humana e que contaminam o lençol freático. Outro fator de risco do descarte incorreto é o fato de que eles levam mais de 600 anos para se decomporem na natureza.


A geógrafa da Gerência de Educação Ambiental da SEMA, Mariza Pissinati, enfatizou que a intenção é dar a destinação correta para os pneus inservíveis, para que eles não acabem indo parar em terrenos baldios, fundos de vales e outros locais onde vão poluir o meio ambiente e proliferar doenças. “Estamos convidando todos que têm um ou mais pneus sem uso, para levarem até a SEMA e descartarem esses materiais sem custo nenhum. Mesmo se chover, vamos realizar o recolhimento dos pneus”, disse.


Quem pode entregar – O público-alvo da iniciativa são os donos de borracharias, oficinas mecânicas, empresas de transporte urbano, revendedores, responsáveis por condomínios, pequenos geradores e as pessoas que encontrarem pneus descartados em áreas irregulares (como nos fundos de vale, terrenos baldios ou calçadas e ruas) ou ainda tiverem pneus sem uso guardados em casa.


Como fazer – Para participar basta levar o pneu a ser descartado até o Parque Municipal Arthur Thomas. No local haverá uma equipe da Xibiu Comércio e Reciclagem de Pneus, que é uma empresa especializada na coleta, recuperação, tratamento e destinação correta de pneumáticos.


Quanto custa – A entrega é de graça, ou seja, não tem custo nenhum para a população e para as empresas que participarem.


Onde são utilizados os pneus reciclados – A empresa de reciclagem de pneus fará o recolhimento e depois o tratamento dos mesmos, com o processo de trituração e encaminhamento para a reciclagem. Os principais destinos desse resíduo são as fábricas de massa asfáltica; as usinas de Xisto Betuminoso; a produção de combustível alternativo para fornos de cimento; além de serem utilizados como componentes de diversas indústrias.


É comum a utilização desse material em siderúrgicas, indústrias de calçados, de materiais automotivos (como tapetes para carros); na construção civil (com fábricas de canos e dutos de águas pluviais), em artigos para jardinagem (como grama sintética e quadras esportivas), e na fabricação de móveis, de pisos laminados, e de estofados.


Com: N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney