• João Escapelato

UBS Guanabara abre nova sala exclusiva para vacinação

O espaço descentralizado atenderá, a partir de segunda-feira (11), para realizar vacinas de agenda eletiva


Para ampliar os pontos de acesso às vacinas regulares em Londrina, no período de pandemia do novo coronavírus, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Guanabara, área central, criou um espaço voltado apenas para a vacinação de agenda eletiva, com sala provisória instalada na sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Neste ponto descentralizado, os atendimentos iniciam a partir de segunda-feira (11), e as vacinas serão fornecidas unicamente mediante agendamento prévio pelo telefone 3379-0883. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O endereço é Rua Valparaíso, 189, e a entrada para a sala de vacinas será via avenida Higienópolis, que faz esquina com a sede.


A instalação da nova sala de vacinação em um outro local vem para atender a alta demanda da região da UBS Guanabara para essa finalidade, uma vez que esta é uma das seis unidades que hoje estão mobilizadas para atender, exclusivamente, casos sintomáticos respiratórios e suspeitos de Covid-19. Como forma de evitar as aglomerações durante a pandemia, estes locais tiveram que interromper seus calendários de vacinas eletivas. A sede da UBS Guanabara fica na rua Montevidéu, 605.


De acordo com a assessora técnica da Diretoria de Atenção Primária, da SMS, Daniela Gomes, o ponto exclusivo de vacinação permite que a UBS Guanabara, uma das que mais realizam vacinas na cidade, volte a promover vacinação normalmente. “Por conta dos atendimentos direcionados apenas aos suspeitos de coronavírus, neste período as vacinas desta unidade estavam distribuídas entre outras UBSs, como a UBS Centro e UBS Vila Brasil.


Agora há uma equipe pronta para atender a comunidade em um local específico a partir da próxima semana. As vacinas serão realizadas apenas com agendamento, para organizar o fluxo e não haver acúmulo de pessoas”, disse.


Após agendar seu horário, os interessados deverão comparecer ao local levando a carteira de vacinação e o documento pessoal de quem será atendido. Quem já possui cadastro deve portar o cartão do SUS, e quem ainda não está cadastrado precisa ter em mãos a certidão de nascimento e um comprovante de residência.


Nesta sala, estarão disponíveis as vacinas de calendário regular, como a pentavalente, sarampo, hepatite, rotavírus, poliomielite, febre amarela, meningite, entre outras disponíveis na rede básica. Conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde, o espaço também poderá abrir aos finais de semana, cumprindo, por exemplo, agendas especiais de campanhas de vacinação.


O calendário de vacinação regular, que havia sido suspenso pelas medidas de segurança relativas ao coronavírus, foi retomado no dia 20 de abril em Londrina. Assim, a população pode procurar pelas vacinas de agenda eletiva em qualquer UBS, das áreas urbana e rural, sempre por meio de agendamento telefônico. As exceções são as unidades que hoje atendem apenas as demandas do coronavírus: Guanabara (centro), Bandeirantes (região oeste), Ouro Branco (sul), Chefe Newton e Maria Cecília (norte), e Vila Ricardo (leste).


Com N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney