• Matheus Philip

Universidades estaduais doam materiais de proteção à Defesa Civil

São máscaras do modelo Face Shield produzidas pela UEL, UEM, UEPG, Unioeste e Unicentro. Equipamento é distribuído em suas regiões. Também foram entregues álcool glicerinado e em gel.


Foto: LondriMoney

A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entregou nesta segunda-feira (13) à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil materiais de proteção produzidos pelas universidades estaduais do Paraná.


A entrega de 500 máscaras do modelo Face Shield, 200 litros de álcool glicerinado e 150 quilos de álcool em gel foi feita pelo superintendente Aldo Bona ao coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Fernando Schunig. A entrega foi acompanhada pela primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, e pela Superintendente Geral de Ação Solidária, Jeslayne Valente.


A Defesa Civil distribuirá os materiais a órgãos que necessitam dos equipamentos. As máscaras e os dois tipos de álcool foram produzidos pelos Núcleos de Inovação Tecnológica das Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP).


As máscaras, produzidas em impressoras 3D, funcionam como uma barreira física para que os profissionais da saúde e da segurança não sejam contaminados pela fala, tosse ou espirro das pessoas que estão infectadas. As instituições contam, atualmente com cerca de 100 impressoras que possuem uma capacidade de produção de 686 máscaras por dia.


“As universidades têm produzido e distribuído as Face Shields em suas regiões de acordo com demandas dos hospitais públicos e privados. A entrega à Defesa Civil contribui com os esforços do Governo para atender as necessidades dos órgãos de maneira igual”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.


Para o coordenador da Defesa Civil, é importante  envolver todos os setores da sociedade no combate ao coronavírus, inclusive as universidades e sua atuação no desenvolvimento tecnológico. “Essa ação integrada permite que possamos ter os produtos de proteção chegando aos profissionais que mais precisam para atender à sociedade, dando maior segurança aos que estão na linha de frente”, reforçou o tenente-coronel Fernando Schunig.


“É uma honra receber uma doação dessas. A atitude de solidariedade a partir dessa parceria das universidades, com certeza, fará muita diferença na vida de toda a população paranaense”, disse Luciana Massa. “É uma luta conjunta e vamos vencê-la juntos”, afirmou.


APOIO TÉCNICO - O coordenador da Defesa Civil mostrou também o trabalho do órgão de acompanhamento da doença no Estado, que possibilita uma visualização rápida dos locais mais afetados e das curvas de desenvolvimento epidemiológico. Esses dados são repassados também à Secretaria de Estado da Saúde para auxiliar nas decisões críticas que precisam ser tomadas para diminuir a progressão da doença.


A primeira-dama Luciana Saito Massa recebeu o colete da Defesa Civil, simbolizando a integração entre as instituições de governo para o ações solidárias no enfrentamento ao Coronavírus


Matéria: Agência Estadual de Notíciais - AEN

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney