• João Escapelato

Uruguai e Argentina passam a receber energia paranaense

A autorização do Ministério de Minas e Energia foi divulgada terça-feira

A Copel Mercado Livre, comercializadora da Companhia Paranaense de Energia, recebeu autorização do Ministério de Minas e Energia para exportar energia elétrica para a Argentina e o Uruguai. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (25) no Diário Oficial da União, pela Portaria nº 315, de 20 de agosto de 2020.


A empresa já tinha sido autorizada pela Portaria nº 259, importar energia dos países vizinhos. Ambas as autorizações são válidas até dezembro de 2022.


O intercâmbio de energia para a Argentina ocorre por meio de estações de Garabi e Uruguaiana, localizadas no Rio Grande do Sul, fronteira com a Argentina. Para o Uruguai, ocorre por meio das estações em Santana do Livramento e Jaguarão, também no Estado gaúcho.


O inverno é bastante rigoroso para os países vizinhos, que acabam demandando energia do Brasil justamente nesse período em que também ocorre boa safra de ventos, com energia eólica abundante.


A exportação acontece por meio de usinas termoelétricas que não estão sendo acionadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) no Brasil, em razão da geração eólica abundante. “Temos a Usina Elétrica a Gás de Araucária como forte candidata para atender os países vizinhos e nossa estratégia de exportação vai ser por meio da nossa comercializadora”, destaca o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.


Com AEN

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney