• LondriMoney

Vacinação contra sarampo imuniza mais de 15 mil pessoas

Quarta etapa prossegue até o dia 31 de outubro e é voltada a adultos de 20 a 49 anos de idade; imunização prossegue nas UBSs, mediante agendamento prévio

Foto: Canva

A quarta fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, voltada a adultos de 20 a 49 anos de idade, imunizou 15.710 pessoas em Londrina até o momento. Somente no último sábado (29), 3.739 cidadãos foram imunizados, mediante agendamento prévio, em 15 pontos de vacinação.


A população recebeu as doses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Centro Social Urbano (CSU), Armindo Guazzi, Piza, Cafezal, Itapoã, Eldorado, Milton Gavetti, Centro, Parigot de Souza, Alvorada, Guanabara, Campos Verdes, Santa Rita, Lindóia e João Paz.

Os adultos que ainda não se imunizaram podem receber a dose, durante a semana, nas UBSs. Para isso, é necessário agendar um horário previamente na unidade de referência, por telefone. A medida visa evitar a aglomeração de pessoas, por causa da pandemia do novo coronavírus. No portal da Prefeitura é possível obter o telefone das unidades, separadas por região (clique aqui).


A quarta fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo iniciou no dia 8 de agosto e foi prorrogada até o dia 31 de outubro. Em Londrina, a meta é vacinar 243 mil adultos.  A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.


A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo iniciou em 2019, quando começou um surto do vírus no país. As duas primeiras etapas foram voltadas a crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e aos jovens de 20 a 29 anos. A terceira etapa teve como público-alvo as pessoas de 5 a 19 anos e ocorreu entre fevereiro e março deste ano. Agora, o Ministério da Saúde (MS) ampliou a imunização para adultos de 20 a 49 anos, totalizando mais de 90 milhões de brasileiros nesta faixa etária.


O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Segundo informações do MS, “uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada”. A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação.


Com: N.Com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney