• Matheus Philip

Veja quais serviços foram afetados em Londrina

Confira o que abre e o que fecha em meio a pandemia causada pelo Covid-19

Foto: Divulgação Prefeitura de Londrina

A Prefeitura de Londrina anunciou na última segunda-feira (16), uma série de medidas para combater a possível propagação do vírus Covid-19, que vem se alastrando Brasil afora nos últimos dias. As recomendações seguem as diretrizes do Ministério de Saúde e da Secretaria da Saúde do Paraná, como formas de evitar a aglomeração de pessoas e, consequentemente, impedir a propagação do vírus.


Até a tarde desta quarta-feira (18), apenas um caso de Coronavírus foi registrado em Londrina, porém, a Secretaria de Saúde do município aguarda o exame laboratorial de dez exames que foram enviados ao Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN).


O governo estadual, através do governador Ratinho Junior (PSD), também determinou diversas medidas de combate ao coronavírus que começam a valer a partir de sexta-feira (20).


O Londrimoney informa quais serviços foram impactados:


Educação


O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP) informou que as aulas da rede municipal de ensino estão suspensas, a partir da próxima segunda-feira (23). As aulas da rede estadual - escolas e universidades públicas - e particular, também serão interrompidas a partir de sexta-feira (20). Em Londrina, a Universidade Estadual de Londrina e outras universidades locais, haviam anunciado a paralisação de suas atividades.


Confira a decisão das universidades londrinenses:


  • Unifil: aulas facultativas até quinta-feira (19) e suspensão integral a partir de sexta-feira (20).

  • Unopar: informou a paralisação das aulas por uma semana, retornando na próxima segunda-feira (23) - período sem atividades pode se prorrogar.

  • Unicesumar: funcionamento normal até sexta-feira (20), após o período, todas as aulas serão pela internet através da plataforma digital Studeo.

  • Positivo: decidiu pela suspensão das aulas e atividades na faculdade até o dia 29 de março (domingo).

  • Pitágoras: decidiu pela paralisação das atividades acadêmicas presenciais até o dia 23/03 - podendo ser delongado.

  • UEL: a reitoria da universidade, anúncio na última segunda-feira (16), a suspensão de todas as atividades até o dia 12 de abril.

  • Inesul: informou que seguirá o Decreto Estadual e que suas aulas serão interrompidas do dia 20/03 até 30/03, podendo ser adiadas ou prorrogadas.

  • UTFPR: suspensão das aulas entre os dias 16 e 30 de março.

  • PUC-PR: informou em seu site na terça-feira (17), que as aulas para o campus Londrina, 19/03 estão suspensas.


Saúde


Em Londrina, postos de saúde, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidade de Pronto Atendimento Infantil (PAI), Maternidade Municipal, seguem funcionando em horários normais.


O prefeito, Marcelo Belinati, anunciou nesta quarta-feira (18) a contratação de 72 médicos médicos e, compra e entrega imediata de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os produtos adquiridos foram:


  • Álcool em gel 70%.

  • Carrinho de emergência.

  • Aparelhos respiratórios .

  • Tubos para intubação.

  • 240 oxímetros (utilizado para aferir a oxigenação sanguínea).

  • Termômetros de testa digital infravermelho à distância.

  • Aparelho de pressão e de ausculta pulmonar.

  • Equipamentos de Proteção Individual: máscaras, gorros e luvas.


“É um conjunto de equipamentos para dar a retaguarda às nossas equipes, para poderem bem atender a nossa população. Londrina é uma referência para uma região de 2 milhões de habitantes. Não podemos pensar Londrina com 600 mil habitantes. Pensando nisso estamos fazendo estudos com os hospitais e especialistas, para encontrar a melhor maneira, o maior número de vagas em leitos de UTI e o melhor modelo que vamos adotar", ressaltou Marcelo Belinati.

Cultura e Entretenimento


Entre as medidas divulgadas pelo prefeito, estão a suspenção de salas de cinemas, shows, teatros e baladas. Já o governo estadual, determinou que museus, bibliotecas e teatros estão temporariamente fechados.


Além disso, bares e restaurantes poderão atender no máximo 50% da capacidade e ter no mínimo dois metros de distância entre as mesas por determinação municipal.


Confira o que mais foi impactado:



Eventos Religiosos


A arquidiocese de Londrina limitou as missas e celebrações religiosas a terem no máximo 50 pessoas e, recomendou que idosos não compareçam aos cultos, pois, são considerados grupo de risco.


Uma das medidas adotadas pelo prefeito, Marcelo Belinati, foi a proibição de cultos religiosos por tempo indeterminado.


Transporte coletivo


De modo geral, o serviço de transporte coletivo segue funcionando normalmente e passou a ter completa higienização assim que os veículos chegam aos terminais de desembarque. As empresas de transporte urbano - Grande Londrina e Londrisul - também realizam a lavagem diária e completa em todos os veículos.

Vídeo divulgado pela Grande Londrina em seu Facebook.


O governador disse nesta quarta-feira (18), que todos os ônibus de circulção vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia, serão barrados. Os estados são considerados áreas de risco e possuem alto índice de contágio.


“Como esses estados já estavam mais avançados no vírus, queremos evitar que essas pessoas entrem no Paraná. Essa é uma proibição para ônibus interestaduais”, disse Ratinho Junior.


Comércio


Por meio de nota a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) informou nesta quarta-feira (18), que o comercio de rua da cidade, passe a funcionar em horário diferenciado, das 09 às 19 horas. A medida é uma das formas encontrado pela associação, para que os funcionários evitem o transporte coletivo nos horários de pico e, diminuindo aglomerações.


Na tarde desta quarta-feira, a Acil desmentiu uma notícia falsa, de que o comercio seria fechado na cidade.


Alguns shoppings divulgaram que passaram a ter horário de funcionamento reduzido, como uma das medias para conter o avanço do covid-19. Confira abaixo quais shoppings sofreram alteração em seu horário de funcionamento.


  • Catuaí Shopping: redução no horário de funcionamento, passando a funcionar das 12h às 20h de segunda à sábado e, das 12h às 20h aos domingos.

  • Aurora Shopping: funcionamento das 12h às 20h de segunda à sábado e, das 12h às 20h aos domingos.

  • Royal Plaza Shopping: horário de funcionamento reduzido, passando a funcionar das 11h às 19h.

  • Londrina Norte Shopping: as lojas e praças de alimentação funcinam em horário reduzido, passando a funcionar das 12h às 20h de segunda à sábado e, das 12h às 20h aos domingos.

  • Bulevard Londrina Shopping: horário de funcionamento reduzido, passando a funcionar das 12h às 20h.

  • Shopping Com-Tur: não informou mudança em seu horário de funcionamento, segue abrindo as 9h e fechando às 21h, todos os dias - incluindo domingo.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 por LondriMoney